Blog

10 Mitos e verdades sobre as varizes

10 Mitos e verdades sobre as varizes

Muito comum entre os brasileiros, as varizes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), atinge cerca de 38% da população, sendo mais comum ao sexo feminino, contudo, homens também podem desenvolver a doença.

 

 E apesar de haver tantas pessoas que sofrem com ela, o desconhecimento das suas causas, funcionamento e tratamento ainda é bastante elevado, levando a difusão de mitos a respeito do assunto.

 

Para te ajudar, elaboramos esse artigo com os 10 principais mitos e verdades a respeito das varizes. Acompanhe:

 

 1 — Depilar com cera quente causam varizes.

MITO. Isso não é verdade. A cera quente não causam varizes, contudo, ela pode agravar aquelas que já estejam instaladas no organismo. E não somente a cera quente, mas qualquer agente que cause calor sobre as varizes como banhos quentes e tomar sol, por exemplo.

 

2 — Viagens de longa duração causam varizes.

VERDADE. Não só em viagens longas, mas em qualquer situação em que você fique sentado por muito tempo na mesma posição. Isso faz com que sua circulação sanguínea seja prejudicada, aumentando assim as chances de desenvolver varizes ou pequenos vasos. O recomendável é que nessas situações você procure levantar e dar uma movimentada de hora em hora.

 

3 — Subir escadas causam varizes.

MITO. Na verdade, o exercício físico é até mesmo indicado como profilático ao aparecimento de varizes. Portanto, subir escadas, seja qual for a frequência, não ocasiona varizes.

 

4 — Remédios contraceptivos causam varizes.

VERDADE. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais acabam causando o mau funcionamento das válvulas venosas, o que limita o seu desempenho. Uma dica é optar por medicamentos contraceptivos não hormonais, principalmente se você possui histórico familiar de varizes.

 

5 — As varizes são muito doloridas.

MITO. Na verdade, as varizes normalmente não doem, o que ocorre com mais frequência é um desconforto nos membros inferiores com a sensação de que as pernas estão pesadas. Contudo, elas podem doer, e nesses casos, pode indicar algum processo inflamatório. Havendo dor procure um médico imediatamente.

 

6 — Roupas apertadas causam varizes.

VERDADE. Principalmente as calças por exercerem pressão nos membros inferiores. Isso acontece pelo fato de calças justas exercerem uma compressão mais concentrada na coxa e não na perna inteira e de maneira uniforme. Isso acaba atrapalhando a circulação sanguínea e aumentando as chances de desenvolver varizes.

 

7 — Se minha mãe ou pai possui varizes muito provavelmente eu também terei.

VERDADE. Um dos principais fatores que desencadeiam as varizes é o genético, por meio da hereditariedade.

 

8 — Varizes podem matar.

VERDADE. Quando não tratada e em estado avançado as varizes podem dar surgimento a uma trombose. No caso desse trombo se desprender da veia e cair na corrente sanguínea, indo parar no pulmão, pode causar uma embolia pulmonar e levar a óbito.

 

9 — Mesmo operando as varizes voltam.

MITO. Na operação as veias são eliminadas por completo, e dessa forma, elas não voltam. Contudo, novas veias podem ser atingidas pela doença varicosa.

 

10 — Apenas pessoas mais velhas possuem varizes.

MITO. As varizes não distinguem idade, contudo, o avançar da idade é um agravante para o seu surgimento. Estudos demonstram que o aparecimento de varizes pode começar aos 15 anos.

 

Conhece algum outro mito a respeito das varizes? Compartilhe nos comentários e vamos ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.