5 dicas preciosas para evitar a Vasculite

Os vasos sanguíneos como artérias e veias são órgãos que se ramificam por todo o corpo humano e possui a função de fazer o transporte sanguíneo. E dentre as disfunções que podem ser causadas a esses vasos a vasculite é uma delas, sendo caracterizada pela inflamação dessa estrutura.

Para te ajudar a evitar a inflamação dos seus vasos, elaboramos esse guia com 5 dicas para evitar a vasculite. Acompanhe:

1 – Fique longe do cigarro - O cigarro além de ser prejudicial a saúde como um todo pode ser causador da vasculite e deve sempre ser evitado, pois, ele deixa o seu sistema imune debilitado, facilitando assim inflamações e infecções.

2 – Preste atenção na sua alimentação – É preciso controlar a ingestão de gorduras e alimentos que causam inflamações. O sal também deve ser controlado e você não deve ingerir mais do que quantidade nutricional indicada de proteínas. Dê prioridade a alimentos crus como verduras e legumes.

3 – Tenha uma atitude e vida tranquila – O estresse excessivo é um fator que pode facilitar a vasculite, por isso procure controlar os seus sentimentos. Caso esteja tendo preocupações excessivas procure evitá-las e em casos de estresse que não cessa procure ajuda médica.

4 – Evite o frio – Manter o corpo frio constantemente pode levar a vasculite, portanto, em dias frios procure sempre manter o seu corpo aquecido, além disso, o frio pode causar vasoconstrição que pode agravar ainda mais a vasculite.

5 – Pratique atividades físicas – A taxa de colesterol (gordura ruim) pode ser diminuída com a prática de exercícios como caminhadas, corridas e musculação. Com isso você mantém o seu colesterol saudável e diminui os riscos de desenvolver vasculite.

E lembre-se, procurar o seu médico uma vez por ano para realização de exames de rotina ajuda a identificar problemas de saúde com antecedência ajudando assim na eficácia dos tratamentos.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e conhecidos! E caso tenha alguma outra dica para nossos leitores deixem nos comentários.