Blog

Aposte no exercício físico para controlar o surgimento das varizes.

Aposte no exercício físico para controlar o surgimento das varizes.

Infelizmente, o surgimento de varizes não depende da vontade da pessoa, sendo esse um problema principalmente de origem genética. Contudo, é possível diminuir a incidência e, em alguns casos, até mesmo evitar o aparecimento de varizes com a prática de exercícios físicos.

Nesse artigo explicaremos melhor o motivo pelo qual os exercícios ajudam a prevenir varizes.

Acompanhe:

O que são varizes?

São veias facilmente identificáveis que ficam volumosas e tortuosas por debaixo da pele e na maioria das vezes localizadas nas pernas.

Essas veias danificadas são resultados do mau funcionamento de válvulas que possuem a função de impedir que o sangue desça e fique concentrado na parte inferior do corpo. Assim, elas fazem com que o sangue volte ao coração e percorra todo o organismo em um fluxo contínuo.

Por que exercícios ajudam a prevenir as varizes?

Apesar de os motivos do aparecimento de varizes poderem ser diversos como a pré-disposição genética já citada, o envelhecimento, permanecer muito tempo em pé, dentre outras, o sedentarismo atua como fator intrínseco ao aparecimento delas.

Isso porque uma pessoa que não pratica atividades físicas acaba prejudicando a circulação sanguínea, dessa forma fazendo com que o sangue fique mais facilmente alojado e se acumulando nas veias, causando inchaços e deformações nas mesmas.

Os exercícios ajudam a tonificar os músculos e com isso facilita o bombeamento e circulação do sangue no organismo como um todo. Dentre os exercícios mais indicados para a prevenção de varizes estão:

 

Alongamento – Primordial para o início de qualquer exercício, o alongamento ajuda a tonificar e esticar os músculos e ajuda a evitar lesões nessa estrutura e também a melhorar a circulação sanguínea.

Caminhada – Considerada um dos exercícios mais leves e fáceis de ser praticado, uma caminhada leve já ajuda a melhorar o seu fluxo sanguíneo. Cirurgiões vasculares recomendam pelo menos 30 minutos de caminhada cinco vezes na semana.

Ciclismo – Devido ao fato desse exercício estimular, principalmente, a circulação sanguínea nos membros inferiores, região com maior incidência de varizes, essa prática pode ajudar a evitá-las.

Musculação – O levantamento de pesos pode estimular o aparecimento de varizes, por isso, no caso da musculação, dê preferência à repetição dos exercícios com pesos mais leves e que foquem nas pernas e panturrilhas.