Blog

Guia básico de causas e tratamentos para varizes

Guia básico de causas e tratamentos para varizes

As varizes, quando não tratadas e em estados mais avançados, podem ocasionar o aparecimento de coágulos no interior das veias e culminar no surgimento de uma trombose.

 

Esse é o tema do nosso artigo, quais cuidados devemos tomar para ajudar a evitar as varizes e como tratá-las? Acompanhe:

 

Cuidados que devem ser tomados

 

— Mova-se.

Ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, é um agravante para aumentar as chances do surgimento de varizes, pois, esse hábito atrapalha a circulação sanguínea. Quando estiver em situações onde precise ficar muito tempo na mesma posição, procure tirar intervalos para se movimentar. O recomendável é que você se movimente pelo menos a cada 2 horas.

 

— Tenha hábitos de vida saudáveis.

A obesidade e a falta de exercícios físicos contribuem para o aparecimento de varizes. No caso da obesidade isso ocorre pelo fato da gordura abdominal em excesso exercer uma pressão, principalmente, sobre as veias que retornam com o sangue para o coração, fazendo-as dilatar e podendo resultar nas temidas varizes. Já os exercícios físicos são importantes, pois, melhoram a circulação sanguínea.

 

— Evite o cigarro.

Apesar de não estar estabelecido como origem das varizes, o habito de fumar prejudica o sistema circulatório, o que pode ser um agravante para motivar o surgimento das varizes. Além disso, como fatores que também são motivadores de varizes, temos o uso de anticoncepcionais, o avançar da idade, hereditariedade, ter tido múltiplas gestações e ser do sexo feminino.

 

Tratamentos para varizes

 

Depois de identificado o problema, é hora do médico indicar o melhor tratamento. Ele pode ser por meio de cirurgia, escleroterapia ou termoablação. A decisão do tratamento mais indicado vai depender do tipo de varizes, das condições clínicas do paciente, da extensão do problema e também da localização da veia afetada. Veja como funciona cada um dos tratamentos citados:

 

Cirurgia — Nessa modalidade o médico irá fazer pequenas incisões na pele para retirada das veias danificadas. O procedimento é o mais praticado no Brasil e o paciente geralmente fica internado por apenas um dia.

 

Termoablação — Nessa modalidade de tratamento é inserida uma fibra de endolaser dentro da veia danificada com posterior disparo de uma quantidade controlada de energia que irá fazer com que as varizes ocluam.

 

Escleroterapia — Aqui é injetada dentro da veia uma substância química que pode ser líquida ou em espuma, causando assim a secagem da mesma com posterior absorção pelo organismo. Esse procedimento é o mais simples e não necessita de internação.

 

Sofre com varizes? Conte-nos mais a respeito das suas experiências, vai ser muito bom contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.