Blog

Quais os riscos reais que as varizes oferecem?

Quais os riscos reais que as varizes oferecem?

As varizes são caracterizadas pela dilatação anormal das veias sob a pele. Com maior incidência nos membros inferiores como pés, pernas e coxas as varizes, quando não tratadas adequadamente, podem acarretar diversos riscos à sua saúde.

Nesse artigo faremos uma listagem das complicações que podem ocorrer devido às varizes e quais os tratamentos mais indicados. Acompanhe:

 

Riscos das varizes

 

Em situações em que as varizes passam apenas de um desconforto estético devido às ramificações por debaixo da pele e começam a apresentar sintomas como queimação, inchaço, câimbras, coceira e fadiga nas pernas, por exemplo, elas devem ser tratadas.

Caso o tratamento não seja realizado de maneira adequada essas veias deficientes e tortuosas podem causar complicações como:

 

— Erupções cutâneas.

— Inflamações na pele iniciadas por coceiras.

— Trombose por consequência de sangue parado na veia.

— Escurecimento da pele na região das varizes.

— Hemorragias devido ao rompimento da pele e veias que estão finas e sensíveis por consequência do problema.

— Aparecimento de feridas difíceis de serem tratadas e caracterizadas como úlceras venosas.

— Cansaço excessivo nos membros inferiores e dificuldades de caminhar devido à sensação de pernas pesadas.

 

Tratamento

 

Caso você perceba o aparecimento de varizes, a procura de ajuda especializada por um cirurgião vascular ou angiologista é altamente recomendável para entender a extensão do problema e para indicação do melhor tratamento. Atualmente, como opções de intervenção temos:

 

— Esclerose química por meio da injeção de produtos que queimam e dissolvem as varizes. Indicada para varizes de menor calibre. Essa modalidade pode também ser feita com o uso de lasers, contudo, com menos efetividade quando comparada a química;

— Cirurgia para remoção física das varizes por meio de pequenas incisões na pele;

— Tratamento por radiofrequência;

— Tratamento por Endolaser.

 

Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio e as melhores maneiras de evitar varizes (quando possível) é por meio da prática de exercícios físicos, não fumando e mantendo um peso saudável. Tem alguma dúvida que queira compartilhar? Deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.