Blog

Qual a influência dos anticoncepcionais sobre as varizes?

Qual a influência dos anticoncepcionais sobre as varizes?

As varizes, problema que atinge principalmente as mulheres, se caracterizam pelo mau funcionamento de veias que podem causar dores e desencadear problemas mais sérios de saúde. Alguns medicamentos podem estimular o aparecimento de varizes, e os anticoncepcionais são um exemplo desses medicamentos. Nesse texto explicaremos essa relação e os cuidados que você deve tomar para minimizar o problema. Acompanhe:

 

Relação

 

Os anticoncepcionais possuem influência no risco de doenças vasculares e até mesmo de tromboses, por isso, eles são perigosos para o aparecimento e até mesmo agravamento de varizes.

Essa relação se dá pelo fato dos anticoncepcionais possuírem hormônios que alteram a viscosidade do sangue e também a sua permeabilidade vascular. Com isso, o volume do sangue sofre alterações desencadeantes de varizes, além disso, esse tipo de medicamento também provoca vasodilatação, outro fator de risco.

 

Minimizando o problema.

 

Existem anticoncepcionais considerados menos arriscados e agressivos para o organismo, por isso consultar um médico especialista, para que ele determine o melhor medicamento contraceptivo, é uma regra.

Além disso, hábitos mais saldáveis ajudam a minimizar o surgimento das varizes e pode ser um compensador dos riscos trazidos pelos medicamentos para não engravidar. Dentre esses hábitos estão a prática regular de exercícios físicos, o abandono do tabagismo, manter uma dieta saudável e rica em alimentos antioxidantes, abolir o uso de saltos muito altos, dentre outros.

 

Tem medo ou sofre com varizes e precisa tomar anticoncepcionais? Em caso positivo, procure orientação médica e deixe nos comentários as suas experiências, vai ser ótimo contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.