Respondendo as perguntas mais feitas no Google sobre varizes.

As varizes são causadas por veias disfuncionais que ficam evidentes por debaixo da pele, podendo ou não acarretar problemas mais sérios. Em todos os casos elas devem ser tratadas. Aqui responderemos as principais dúvidas quando o assunto é varizes. Acompanhe:

Quais são os tipos de varizes?

Seguindo a classificação do CEAP (Sistema de Classificação de Doenças Venosas Crônicas), utilizada internacionalmente para classificar os tipos de doenças venosas como as varizes, por exemplo, elas podem ser separadas nas seguintes categorias:

C0 — Não apresenta sinais de doenças venosas visíveis, porém pode estar apresentando sintomas.

C1 — Presença de telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares.

C2 — Presença de veias varicosas.

C3 — Edema (acumulo de líquido no tecido subcutâneo devido às varizes).

C4a — Presença de pigmentação ocre na pele ou eczema.

C4b — Presença de Lipodermatoesclerose (endurecimento e hiperpigmentação da pele) ou atrofia branca.

C5 — Presença de úlcera venosa já cicatrizada.

C6 — Presença de úlcera venosa aberta.

Quais são os principais tratamentos para varizes?

Os tratamentos para varizes são diversos e o melhor deve ser orientado por um médico, pois, vai depender principalmente do tipo de varizes. São eles:

Cirurgia — É feita a remoção da veia afetada por meio de uma pequena incisão na pele.

Laser — Aqui as varizes são destruídas por meio da incidência da luz do laser e posteriormente absorvidas pelo organismo.

Radiofrequência — Bastante semelhante ao laser, na radiofrequência é inserido um cateter dentro do vaso com a intenção de queimá-lo.

Escleroterapia com espuma ou glicose — Nesses dois tratamentos são inseridas substâncias, glicose ou polidocanol (espuma), no interior das veias afetadas inflamando-as e fazendo com que elas desapareçam por ação do organismo.

Existe tratamento caseiro para varizes?

Existem diversas receitas caseiras milagrosas que prometem acabar até mesmo com as varizes mais sérias, contudo, isso é um mito. Varizes são problemas venosos sérios e precisam de tratamento médico adequado. Não acredite nesse tipo de informação.

Como evitar as varizes?

As principais maneiras para ajudar a evitar as varizes são:

— Manter um peso saudável.

— Não fumar.

— Procurar não ficar muito tempo na mesma posição.

— Evitar sapatos com saltos ou desconfortáveis.

— Praticar atividades físicas.

— Usar meias de compressão.

— Tomar cuidado no uso de medicamentos como os anticoncepcionais, por exemplo.

E lembre-se, apesar das varizes até poderem ser evitadas com os cuidados citados acima, elas são hereditárias e podem surgir mesmo com hábitos saudáveis de vida. Tem outras dúvidas sobre varizes? Deixe nos comentários, será um prazer respondê-las. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.