Blog

3 dicas para evitar a sensação de pernas cansadas

3 dicas para evitar a sensação de pernas cansadas

Decorrente de um conjunto de fatores, como a utilização de sapatos muito altos e calças muito justas ou de materiais não respiráveis, ingestão abusiva de bebidas alcoólicas e falta de atividades físicas - e muito comum principalmente entre as mulheres -, a sensação de pernas cansadas pode indicar ainda patologias mais graves, como a Doença Venosa Crônica, e, por isso, é essencial incluir na rotina atitudes que auxiliem na prevenção do problema. 
 
Algumas dicas simples, porém, muito eficientes, para se evitar esta sensação são: dormir com as pernas ligeiramente elevadas, contando com o auxílio de uma almofada; manter uma alimentação balanceada e um cronograma de atividades físicas regulares; e ingerir a quantidade de água recomendada diariamente. 
 
As queixas de dores nas pernas muitas vezes são provocadas por anomalias na circulação sanguínea de retorno, ou seja, na circulação que traz o sangue venoso de volta ao coração. Em outras palavras, as veias dos membros inferiores são responsáveis por devolver o sangue ao corpo após ter irrigado as pernas e os pés, e, por este motivo, possuem pequenas válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. 
 
Contudo, quando estas válvulas não funcionam da forma como deveriam devido a inúmeros fatores, o sangue se acumula nas veias, elas se tornam dilatadas e tortuosas, formando as verizes, que podem provocar inchaço nas pernas, sensação de peso, pernas cansadas, entre outros sintomas. Para reduzir o incômodo vale praticar atividades que estimulem a circulação, evitar ficar na mesma posição por longos períodos de tempo e não tomar banhos muito quentes. Além disso, em caso de dúvidas ou ao menor sinal de problemas, agende sua consulta!