Blog

4 cuidados simples para incluir na rotina e prevenir o aparecimento de varizes

4 cuidados simples para incluir na rotina e prevenir o aparecimento de varizes

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, ao menos um terço das brasileiras possuem varizes, e os primeiros microvasinhos surgem ainda na adolescência. E, apesar de o aparecimento deste tipo de problema estar relacionado a diferentes razões, é possível preveni-lo através da inclusão na rotina de cuidados simples, mas que valem a pena o esforço. Confira: 
 
Antes de mais nada, é importante saber que a genética é um fator predominante para o surgimento das varizes, mas que o uso de anticoncepcionais, o sedentarismo, o tabagismo e a obesidade também contribuem – e muito – para a formação de vasos dilatados. A principal recomendação é que o tratamento seja iniciado logo que os primeiros sinais aparecem, ou mesmo antes, caso seus pais possuam o problema. Existem inclusive exames, como o ultrassom vascular, que permitem avaliar a predisposição do paciente. 
 
Quando não cuidadas, as varizes podem evoluir para patologias vasculares mais graves, como a trombose venosa, o que só torna a prevenção ainda mais importante. Uma boa dica é erguer as pernas ao sentar ou deixá-las elevadas durante alguns minutos ao deitar. Isso auxilia o processo de retorno do sangue de forma adequada ao coração, evitando os acúmulos e a consequente dilatação dos vasos. 
 
Hidratar-se de forma correta, consumindo de dois a três litros de água por dia, além de praticar atividades físicas de forma constante, também são medidas importantes na prevenção às doenças vasculares. O movimento dos músculos durante os exercícios promove a contração muscular, o que também ajuda a bombear o sangue de volta para o coração. Entre correr, caminhar e andar de bicicleta, o segundo é o mais indicado, por ser de baixo impacto e intensidade. 
 
Por fim, evite permanecer por longos períodos na mesma posição, seja em pé ou sentada (o), já que a prática prejudica a circulação e facilita o desenvolvimento das varizes. Os membros inferiores precisam ser movimentados de hora em hora para que a circulação sanguínea flua adequadamente pelos vasos, e uma voltinha de cinco minutos, mesmo que dentro do cômodo, já é o suficiente para evitar problemas. Em caso de dúvidas, marque uma consulta!