Blog

Aneurisma da Aorta: Como identificar?

Aneurisma da Aorta: Como identificar?

O aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal e localizada de um vaso sanguíneo, acometendo, principalmente, as artérias. Já o aneurisma da aorta, especificamente, pode ser caracterizado em abdominal ou torácico.

 

Devido à sua gravidade, esses tipos de aneurismas devem ser diagnosticados e tratados quando houver indicação. Abaixo, mostraremos as formas de identificação desses dois tipos de aneurismas da aorta. Acompanhe:

 

Aneurisma da aorta abdominal

 

O diagnóstico geralmente é feito por meio de exame clínico, onde o médico, em um primeiro momento irá apalpar o abdômen do paciente, com o intuito de encontrar alguma anormalidade. Além disso, exames de imagens, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada também servem de ferramentas para um diagnóstico mais preciso e assertivo.

 

Aneurisma da aorta torácica

 

Esse tipo de aneurisma pode ser identificado, na maioria das vezes, por acaso em algum exame, quando o paciente recorre ao médico para avaliar outra enfermidade. Para complementar a detecção da suspeita, o médico poderá recorrer a exames de Raio-X do tórax e também o Ecocardiograma. Contudo, para um diagnóstico definitivo, o paciente deverá passar por uma tomografia computadorizada.

 

Tem dúvidas sobre o assunto ou sugestões de conteúdo? Deixe nos comentários que será uma satisfação poder contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.