Câimbras nas pernas são sinônimo de doenças circulatórias?

Elas podem ser perturbadoras, quando menos se espera, as câimbras aparecem e trazem consigo dor intensa e bastante desconforto. Elas são provocadas por contrações involuntárias de um ou mais músculos, e mais comumente atingem a panturrilha e os pés.

Porém, qual o motivo desses músculos se contraírem involuntariamente? Posso afirmar que isso não significa necessariamente uma doença circulatória, pois, elas podem ser provocadas também devido às práticas de esporte ou atividades laborais, por exemplo. Nesses casos, não havendo nenhuma relação com doenças, a câimbra tende a passar em alguns segundos.

São exemplos de motivadores para câimbras musculares não relacionadas à doenças aquelas provocadas por desidratação, uso exagerado da musculatura, baixas temperaturas e também falta de alguns sais minerais como o potássio, por exemplo.

Porém, em alguns casos, a câimbra pode se apresentar como sintoma de alguma doença circulatória, e nessa situação, elas tendem a aparecer, principalmente, em períodos noturnos, quando a pessoa não está realizando nenhuma atividade física.

Pessoas com problemas circulatórios podem possuir o estreitamento das artérias que levam sangue aos membros inferiores, e dessa forma, apresentar quadros de câimbras quando a musculatura dessa região é solicitada.

Além disso, as câimbras também podem ser provocadas pela compressão de raízes nervosas, diabetes, anemia, degenerações neurológicas, insuficiência renal, doenças da tireoide, desequilíbrios hormonais e varizes, por exemplo.

Por isso, caso venha apresentando quadros recorrentes de câimbras prolongadas e dolorosas, o recomendado é procurar orientação médica especializada. Pois, elas podem ser sim sinais de outros problemas de saúde.

Já sofreu com alguma doença que tinha como sintoma as câimbras? Conte suas experiências nos comentários e vamos ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.