Blog

Cirurgias Endovasculares: tipos mais comuns

Cirurgias Endovasculares: tipos mais comuns

A cirurgia endovascular é uma sub-especialidade da cirurgia vascular, e com ela, o principal objetivo é o de diminuir a agressividade de um procedimento cirúrgico que pode requerer grandes incisões e cicatrizes. Dessa maneira é diminuído o tempo da intervenção, da internação e também os custos hospitalares.

 

Esse tipo de cirurgia é comumente realizado com o auxílio de cateteres que possuem a função de fazer a punção de vasos sanguíneos (cateterismo), ou então por meio de incisões feitas na virilha (acesso femoral) ou no membro superior. Todos mediante anestesia local, contudo, em alguns casos, outros tipos de anestesias podem ser considerados.

 

Os tipos de cirurgias endovasculares mais comuns são as realizadas para o tratamento de patologias arteriais obstrutivas à circulação regular do sangue e também nos casos de aneurismas, quando há a dilatação anormal de um vaso sanguíneo.

 

Para o tratamento das obstruções vasculares, mais comumente são utilizados o cateter balão e também os “stents”, que são estruturas metálicas moldáveis, inseridas dentro do vaso sanguíneo, com o intuito de controlar o seu calibre conforme a necessidade. Já no tratamento de aneurismas são utilizadas endopróteses em formato de tubo que são inseridas dentro da artéria.

 

Ainda para as doenças venosas, como a trombose venosa, por exemplo, a cirurgia endovascular também pode ser uma indicação. Nesse tipo é injetada, com o auxílio de um cateter, algum tipo de substância que atuará dissolvendo o trombo formado. Por fim, para as varizes, muito comum entre a população mundial, o endolaser e a radiofrequência são, atualmente, as opçãos mais indicadas.

 

Já conhecia a respeito dos principais tipos de cirurgias endovasculares? Conte pra gente nos comentários suas dúvidas e sugestões para complementar o texto, será muito bom poder contar com a sua participação. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso post.