Blog

Como a alimentação influencia na saúde vascular

Como a alimentação influencia na saúde vascular

A saúde vascular é uma peça muito importante na qualidade de vida das pessoas, e uma grande aliada na manutenção da boa circulação certamente é a alimentação. Hoje em dia, temos conhecimento de muitos alimentos que podem tanto beneficiar, quanto prejudicar os indivíduos na busca por uma saúde vascular satisfatória. O artigo de hoje vem tratar justamente de como a alimentação pode influenciar na saúde vascular. Acompanhe:
O que é a saúde vascular?
A saúde vascular é definida como o bom funcionamento das veias e artérias, que promovem a circulação no corpo humano, ou seja, é a conhecida boa circulação. Cuidados com o nosso corpo, realização de atividades físicas e boa alimentação auxiliam na busca pela saúde vascular perfeita.
No entanto, alguns sinais podem nos ajudar a perceber quando precisamos dar mais atenção à nossa circulação: dores nas pernas, inchaços e queimação são alguns deles. Se não tratados, eles podem se tornar vasinhos e até mesmo varizes. Isso gera, além do incômodo estético, problemas na saúde da pessoa.
A influência dos alimentos
Muitos alimentos influenciam diretamente na saúde vascular, tanto positiva quanto negativamente. Ao passo que alguns alimentos favorecem a circulação sanguínea e melhoram a saúde vascular, outros são maléficos, atrapalham e acabam gerando má circulação, principalmente nas pernas.
Sendo assim, manter uma dieta equilibrada é a chave para melhorar a circulação sanguínea e preservar a saúde vascular.
Quais alimentos influenciam na saúde vascular?
Alimentos que contêm Vitamina C, como as frutas cítricas (morango, acerola e laranja), auxiliam na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e ajudam na manutenção de uma boa circulação. Do mesmo modo, as fibras alimentares, presentes nos cereais, grãos e verduras, são grandes aliadas na busca pela saúde vascular, pois, diminuem o colesterol LDL (o famoso colesterol ruim).
A ingestão de alimentos ricos em potássio, como a banana, o tomate e o abacate, também colaboram para a boa circulação, pois, regulam a pressão arterial
Porém, os alimentos ricos em sódio e o próprio sal são inimigos da boa circulação, pois, retém líquido e acabam por elevar a pressão arterial. Esses alimentos devem ser evitados, bem como os industrializados.
Benefícios de manter boa alimentação para a saúde vascular
A manutenção de uma boa alimentação e uma dieta equilibrada são as bases para levar uma vida saudável, e também são aspectos importantes para desfrutarmos de uma boa circulação. Ao aplicarmos esse consumo mais sadio ganhamos em qualidade de vida, e
ainda, nos mantemos longe dos vasinhos e varizes, que tanto nos incomodam em nossa aparência.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e deixe nos comentários suas dúvidas sobre o assunto, ou sugestão de novos temas. Sua opinião conta muito para incrementar nosso conteúdo.