Blog

Como as varizes se formam?

Como as varizes se formam?

Como mencionado anteriormente, as varizes são alterações que acometem as veias, fazendo com que se tornem tortuosas e dilatadas. Sabemos que a circulação do sangue, que é bombeado pelo coração e distribuído para o corpo através das artérias, precisa retornar para o coração e as veias são as responsáveis por esse caminho reverso.  

Em termos mais claros, as veias possuem válvulas que tem a função de auxiliar no retorno do sangue para dentro do corpo, se abrindo para a passagem do sangue em direção ao coração e logo após, se fechando e impedindo que ele reflua. Quando essas válvulas perdem a sua função, ocorre refluxo e acumulo do sangue nas pernas, o que provoca a dilatação das veias e sintomas como sensação de peso e edema nos membros inferiores. 

As principais causas e fatores de risco para as varizes são: genética, obesidade, gravidez, permanecer por longo período em pé, entre outros. Por este motivo, é fundamental que um check-up vascular seja realizado anualmente e em caso de dúvidas ou sintomas, um Angiologista seja consultado. 

Além disso, seguir uma rotina mais saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas supervisionadas por um profissional capacitado, bem como incluir pequenas ações na rotina são de suma importância.