Blog

Como evitar varizes para quem trabalha sentada

Como evitar varizes para quem trabalha sentada

No mercado de trabalho muitas funções exigem que fiquemos o dia inteiro diante de computadores ou mesmo sentados por longos períodos. Entretanto, esta prática pode acarretar em problemas à saúde vascular, como varizes ou tromboses venosas. Para se ter uma ideia, segundo a revista médica britânica The Lancet, passar mais de oito horas sentada (o) aumenta em até 10% o risco de morte, já que a panturrilha pode ser considerada o “coração das pernas”. Isso porque a cada contração muscular bombeamos sangue e ativamos a circulação, e, quando esta musculatura passa por longos períodos de ócio, acarreta em uma retenção de líquido nos membros inferiores, o que provoca inchaço nas pernas e contribui para o desenvolvimento de doenças.

Neste sentido, segundo especialistas, para cada oito horas parados é preciso praticar, em média, uma hora de atividade física, sendo a natação, a corrida e a caminhada os exercícios mais recomendados. Para os indivíduos com maior pré-disposição ao desenvolvimento de problemas vasculares recomenda-se a introdução de determinados hábitos, como a movimentação dos pés a cada hora de trabalho sentado (a), o uso de meias de compressão para o conforto e melhor rendimento, e também a prática de se levantar a cada hora.

É ideal que estas atividades sejam incluídas na rotina diária desde cedo, mas com cuidados especiais após os quarenta anos de idade. Em caso de dúvidas consulte o angiologista e cirurgião vascular!