Blog

Conheça os benefícios de subir escadas

Conheça os benefícios de subir escadas

Esse exercício simples, que podemos incorporar em nossa rotina diária, pode trazer benefícios interessantes, pois, subir escadas ajuda a fortalecer nossos músculos, melhorar a saúde cardiovascular e também a queimar calorias.

 

Dentre os principais benefícios de subir escadas, podemos destacar:

 

1 — Melhora a circulação sanguínea

 

Subir escadas aumentará sua resistência respiratória e ajudará seu corpo a lidar com a pressão alta, fazendo com que ela se mantenha equilibrada. No momento que você estiver se exercitando, sua pressão arterial aumentará, porém, logo após o exercício ela se manterá estável.

 

Dessa forma, suas funções cardíacas e pulmonares serão estabilizadas, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Além disso, o ato de subir e descer escadas exercita os músculos da panturrilha, que auxiliam no retorno venoso, melhorando a circulação das pernas.

 

2 — Ajuda na perda de peso e fortalece os músculos

 

Subir escadas é um exercício que gasta muito mais calorias do que caminhar, por exemplo. Além disso, ao subir escadas, você estará fortalecendo os músculos das suas pernas, principalmente, os das panturrilhas.

 

3 — Melhora a sua saúde mental

 

Subir escadas regularmente facilita a liberação de alguns hormônios que proporcionam bem-estar, como a endorfina, que age como um incrível remédio para aliviar o estresse e melhorar sua saúde mental.

 

4 — Reduz o risco de desenvolver osteoartrite

 

Subir escadas ajuda a reduzir o risco de osteoartrite, especialmente entre mulheres que têm um estilo de vida sedentário. Além disso, melhora a flexibilidade dos músculos e reduz os riscos de cãibras e dores musculares.

 

Conhece outros benefícios relacionados ao ato de subir escadas como prática de exercício físico? Conte pra gente nos comentários. E caso tenha dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto, conte pra gente nos comentários.