Conheça principais sintomas do pé diabético

O pé diabético trata-se de uma complicação do diabetes mellitus, sendo caracterizado pelo surgimento de uma lesão devido a um ferimento ou machucado nos pés.

Ele costuma se desenvolver quando a circulação sanguínea periférica é deficiente e quando os níveis glicêmicos (de açúcar no sangue) estão descompensados (descontrolados).

O pé diabético costuma ser a principal causa de internação de pessoas diabéticas, e quando o problema não é tratado corretamente, pode ser necessária a amputação de partes dos membros inferiores (dedos, pés, pernas).

Existem diversos sintomas que ajudam a identificar quando o paciente está sofrendo com o pé diabético.

Podem ser citados:

·      Sensação de formigamento frequente nos pés

·      Dormência nos pés

·      Perda da sensibilidade nos pés

·      Sensação de fraqueza nas pernas

·      Sensação de queimação nos tornozelos e nos pés

·      Sensação de agulhas nos pés e dor frequente

O principal fator de risco para o desenvolvimento do pé diabético é a falta de controle do diabetes, o que pode ser constatado pelos níveis elevados de hemoglobina glicada e de glicose no sangue, por exemplo.

O paciente diabético que não costuma cuidar dos pés também está propenso a sofrer com esse problema.

Por isso, é importante tomar algumas precauções como cortar as unhas dos pés, além de escolher sapatos que sejam confortáveis, não machuquem os dedos, nem ocasionem feridas ao calçá-los.

Ao notar um ou mais sintomas do pé diabético, procure imediatamente um angiologista de sua confiança. Quando antes o problema for identificado, mais efetivo o tratamento vai ser.