Dermatite Ocre: causas e tratamentos

Causada pela insuficiência venosa crônica (IVC), a dermatite ocre pode ser percebida pelo paciente através do aparecimento de manchas de tonalidade mostarda nas pernas, principalmente, na região abaixo dos joelhos. Para saber mais sobre essa doença e seus tratamentos, acompanhe o artigo de hoje.

O que é Dermatite Ocre?

De forma simples, esse tipo dermatite é caracterizado pelo sangramento ou hemorragia sob a pele, proveniente de lesões vasculares, que ocorrem nas pernas, deixando essas áreas com uma pigmentação acastanhada.

A Dermatite Ocre é um tipo de púrpura hipostática, ou seja, quando o sangue se acumula sob o tecido em grandes áreas planas, como panturrilhas e tornozelos. Esse quadro é também chamado de Angiodermite pigmentar e purpúrica e pode ser observada em adultos e idosos que permanecem em pé por muito tempo ou nas condições que causam estase - varizes, obesidade, atrofias musculares, artrites, deformidades ósseas, pés planos, dentre outros.

Qual o papel da IVC para o aparecimento das manchas?

A IVC desempenha um papel determinante na causa desse tipo de dermatite, pois, ela acaba causando uma hipertensão nas veias, resultando no extravasamento do conteúdo do sangue para o subcutâneo deste paciente. Isso acarreta o aparecimento de hemossiderina, um pigmento parecido com a cor mostarda. Esse pigmento não é absorvido facilmente pelo corpo, ocasionando, assim, a Dermatite Ocre.

Tratamento

Para tratar a dermatite ocre, o paciente deve combater primeiro a Insuficiência Venosa Crônica, que é sua principal responsável. Ela pode ser tratada através da escleroterapia, por exemplo. No entanto, para evitar essa e muitas outras doenças vasculares, as dicas são:

— Usar meias de compressão;

— Manter as pernas elevadas;

— Manter um peso saudável;

— Praticar exercícios físicos, dentre outros.

Por último, é necessário ressaltar que ao perceber algum tipo de mancha nas pernas é preciso procurar orientação especializada de um cirurgião vascular ou angiologista o quanto antes, dessa forma é possível evitar o surgimento de doenças mais graves.

Tem sugestões ou dúvidas a respeito da dermatite ocre? Diga nos comentários que responderemos assim que possível. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, dessa forma, você ajuda outras pessoas a buscarem tratamento adequado.