Blog

 Desconforto na região pélvica? Pode ser varizes!

Desconforto na região pélvica? Pode ser varizes!

Muito comuns nas pernas, as varizes também podem acometer as veias da região pélvica, levando a fortes dores durante e após a relação sexual. Assim como no caso dos membros inferiores, a condição é caracterizada pela presença de dilatação em excesso nas veias dentro do abdome, próximas ao útero, ovários e bexiga, e, geralmente, o problema surge em mulheres na faixa dos trinta anos de idade. Saiba mais sobre o assunto no post de hoje!

O que gera o mau funcionamento das veias situadas na pelve é a mesma disfunção responsável por afetar os vasos das pernas. Em outras palavras, as válvulas que compõe a estrutura das veias e que são responsáveis pelo controle do fluxo de sangue não conseguem desempenhar sua função corretamente, o que resulta no descontrole da circulação sanguínea, no acúmulo de sangue, no aumento da pressão venosa e, por fim, na dilatação. 

Além das dores na região, seja devido à relação sexual ou mesmo abaixo do abdome, outros sintomas que podem alertar sobre a possível existência de varizes pélvicas são: incontinência urinária, aparecimento de varizes na vulva, vagina, glúteos e pernas e o aumento do fluxo menstrual. Ao observar qualquer um destes sinais, é de suma importância que a mulher procure um médico especialista, que irá investigar o que pode estar desencadeando a condição e indicar o melhor tratamento. 

Em todo caso, as varizes pélvicas podem ser tratadas e requerem a atenção interdisciplinar de um profissional ginecologista e um cirurgião vascular.