Blog

Efeitos colaterais da escleroterapia com espuma

Efeitos colaterais da escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma é um tratamento eficaz contra as varizes e pequenos vasinhos que dispensa cirurgia.

 

O tratamento é feito por meio da localização das varizes através de ultrassom e, posteriormente, injeção de medicamento em forma de espuma no interior das veias e/ou vasos acometidos pelo problema. Esse medicamento estimula a oclusão das varizes, culminando no seu desaparecimento.

 

Contudo, o tratamento possui alguns efeitos colaterais, e é sobre eles que falaremos nesse artigo. Acompanhe:

 

Efeitos colaterais

 

Durante o procedimento de escleroterapia com espuma o paciente poderá sentir uma leve dor acompanhada de sensação de queimação na veia injetada. Essas dores podem ser estendidas às regiões adjacentes, caso o agente esclerosante vaze para os tecidos circundantes. Dentre os principais efeitos colaterais, mais leves, podemos destacar:

 

 Formação de hematomas;

 Ardência na região tratada;

 Inchaço;

 Descoloração da pele;

 Desconforto;

 Pequenas elevações avermelhadas na pele ao redor da área das injeções.

 

Em um quadro de recuperação normal, considerando que o paciente seguiu todas as recomendações médicas, esses sintomas tendem a desaparecer em um período de 3 a 6 meses.

 

Efeitos colaterais mais sérios:

 

 Reações alérgicas ao medicamento;

 Ulceração da pele ao redor do local tratado;

 Formação de coágulos sanguíneos nas veias tratadas;

 Inflamações leves e desconfortáveis ao redor da área tratada.

 

O recomendável é que você se mantenha em contato com o seu médico após o tratamento para que ele acompanhe a evolução do tratamento e também para que possa conduzir alternativas de tratamento para amenizar os possíveis efeitos colaterais.

 

Já fez a escleroterapia com espuma e apresentou algum dos efeitos colaterais mostrados? Ou então pretende passar pelo procedimento e tem receio quanto as possíveis complicações? Compartilhe conosco nos comentários suas dúvidas e/ou experiências com o tratamento e vamos estimular esse debate. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.