Escleroterapia ecoguiada | Espuma para tratamento da insuficiência venosa crônica grave | úlcera venosa

A insuficiência venosa crônica (IVC) é caracterizada por alterações do funcionamento do sistema venoso decorrentes do refluxo e/ou obstrução do fluxo sanguíneo nas veias, levando a alterações na pele. As varizes dos membros inferiores é a forma mais comum de IVC, sendo a úlcera venosa a condição mais grave da doença.

As varizes podem causar dor, inchaços e limitações funcionais naqueles que sofrem com ela, atingindo principalmente as pernas. Estima-se que de 30 a 40% da população sofra com esse mal e as formas de tratamento das varizes são diversas. Uma delas é a escleroterapia ecoguiada com espuma. Inclusive esse tipo de tratamento para pacientes que sofrem com varizes crônicas foi recentemente incluído no rol de tratamentos cobertos pelos SUS, devido à gravidade do problema.

Para entendermos melhor como funciona a terapia precisamos compreender o que significa cada termo que define a técnica, escleroterapia ecoguiada com espuma. Escleroterapia é qualquer tratamento que faz a injeção de uma substância dentro da veia com intuito de causar a sua obstrução.

O segundo termo, ecoguiada, significa que o acesso à veia a ser tratada vai ser guiado com auxílio da ecografia. Já o último termo, espuma, caracteriza o produto com qual será feita a esclerose das veias, que nesse caso consiste em uma substância esclerosante juntamente com um gás que confere o aspecto espumoso e mais eficiente do produto.

A consistência espumosa da substância permite que o medicamento entre em contato com todo o vaso, aumentando assim a eficiência do tratamento quando comparado a forma líquida do produto.

Portanto, esse tipo de tratamento consiste basicamente na aplicação de uma espuma densa no interior das veias, guiada por ecografia, com o intuito de promover a obstrução da mesma e fazer com que as varizes sejam absorvidas pelo organismo.

Já conhecia esse tratamento para varizes? Sabia que ele é uma das formas mais eficientes de combater esse tipo de doença? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões a respeito do conteúdo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.