Blog

Existe relação entre cãibras e varizes?

Existe relação entre cãibras e varizes?

As varizes são uma das manifestações mais comuns da doença venosa crônica, e dentre as principais causas do problema estão a obesidade, má alimentação, tabagismo, sedentarismo e hereditariedade. Acontece que, após irrigar as pernas, as veias da panturrilha reconduzem o sangue ao coração com o auxílio de pequenas válvulas, auxiliando o líquido a vencer a gravidade.

Contudo, quando estas válvulas deixam de funcionar corretamente, ocorre o chamado refluxo venoso, e, ao ficar represado nos membros inferiores, o acúmulo de sangue na região acaba resultando em inchaço, dores, queimação, ardência e na sensação de pernas pesadas e cansadas. E as principais consequências desta dilatação anormal são as varizes, que ainda podem apresentar como sintoma as temidas cãibras.

A cãibra, também conhecida como câimbra, é um espasmo ou contração involuntária do músculo, comumente muito dolorosa e que pode durar desde alguns segundos até vários minutos. O problema pode atingir um ou mais músculos de uma vez e, em casos mais extremos, levar até mesmo à ruptura do músculo, sendo as pernas e os pés as áreas mais afetadas.

O sintoma pode acometer pessoas de todas as idades, contudo, como um sintoma decorrente de problemas de caráter venoso, é relacionado diretamente à indivíduos com varizes, e, quanto mais sério o quadro clínico, maiores são as chances destas contrações afetarem o paciente. Além disso, tornam-se cada vez mais comuns à medida que envelhecemos.  Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o Angiologista!