Blog

Exposição solar excessiva pode causar comprometimento vascular

Exposição solar excessiva pode causar comprometimento vascular

Já ouviu a máxima “tudo em excesso faz mal”? Pois quando o assunto é a exposição solar isso não é diferente, afinal, apesar de possuírem benefícios, os raios UVA e UVB também podem causar danos, inclusive à saúde vascular. Queimaduras dolorosas, irritação da pele, manchas, problemas de visão e até mesmo câncer estão dentre os problemas mais comuns, contudo, um dos mais recorrentes é o fotoenvelhecimento. 
 
De acordo com especialistas, se expor ao sol em excesso e fora dos horários de menor incidência de raios nocivos pode causar o fotoenvelhecimento (envelhecimento precoce da pele por exposição excessiva), com comprometimento dos vasos sanguíneos, o que desencadeia patologias como a Poiquilodermia de Civatte e a Púrpura Senil. 
 
A Poiquilodermia de Civatte é uma condição caracterizada por hiperpigmentação marrom avermelhada, atrofia e telangiectasia (vasinhos), e acomete principalmente as regiões laterais do pescoço e da face devido à perda das fibras elásticas superficiais e do suporte vascular. A doença surge principalmente em consequência da exposição cumulativa ao sol, mas outras causas conhecidas são o processo de envelhecimento, predisposição genética, hipersensibilidade de contato e fatores hormonais. 
 
Já a Púrpura Senil é um conjunto de pequenos pontos vermelhos no corpo, causados por hemorragia de vasos sanguíneos, mas pode ocorrer também por um extravasamento de sangue provocado por rupturas das veias. Geralmente ocorre no dorso das mãos, punhos e antebraços, e, além da exposição solar excessiva, está associada à diminuição do suporte conjuntivo pericapilar, decorrente do envelhecimento da pele. 
 
Por fim, vale lembrar que a forma mais eficaz de se evitar o fotoenvelhecimento é a utilização diária do protetor solar, que deve ser incorporada na rotina de modo a tornar-se um hábito. Além disso, nos dias mais quentes, faça uso de chapéus, óculos escuros e roupas que auxiliem na proteção ao sol. Ah, e ao notar qualquer sintoma, marque uma consulta!