Fatores de risco para trombose na perna

Hoje falaremos quais os fatores de risco que podem estimular o surgimento de uma trombose, porém, primeiro precisamos entender como ela funciona. Sabe quando sofremos um corte? A princípio irá sangrar, contudo, nosso organismo rapidamente irá estancar esse sangramento por meio da coagulação do sangue na área afetada.

Dentre os fatores de risco que podem motivar a trombose, podemos destacar:

•  Ficar muito tempo imóvel, na mesma posição. Um exemplo dessa situação são viagens longas em poltronas apertadas, como as da classe econômica de um avião, por exemplo;

•  Fazer terapia de reposição hormonal;

•  Fazer uso de anticoncepcionais;

•  Apresentar varizes;

•  Passar por cirurgias longas e que exigem muito tempo de repouso;

•  Praticar hábitos como o do tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas;

•  Estar obeso;

•  E também pré-disposição genética.

Tirando a pré-disposição genética, as chances do surgimento de uma trombose podem ser diminuídas apenas adotando hábitos de vida mais saldáveis e seguindo as orientações médicas em pós-operatórios e tratamentos específicos, por exemplo.

Além disso, para aqueles que possuem varizes, é preciso redobrar a atenção. Principalmente com varizes muito desenvolvidas e inchadas. Nesses casos, a busca por tratamentos médicos para sua remoção é uma indicação.

Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe para a gente nos comentários que responderemos o mais brevemente possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.