Blog

Fatores de risco para varizes que podem ser evitados

Fatores de risco para varizes que podem ser evitados

Segundo estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), estima-se que 38% da população brasileira adulta convive com varizes. Quando abordamos apenas o público feminino, esse número é ainda maior, passando para 45%.

 

Além do desconforto estético causado por elas, as varizes, quando não tratadas adequadamente, também podem causar dores, inchaços, sensação de pernas pesadas e até mesmo ser motivadora de problemas mais graves, como a embolia pulmonar, por exemplo.

 

Nesse artigo falaremos quais os fatores de risco e hábitos que podem ser mudados para diminuir as chances do aparecimento desses vasos sanguíneos defeituosos. Acompanhe:

 

Fatores de risco que não podemos influenciar

 

Alguns fatores de risco não podem simplesmente ser mudados, contudo, eles servem de alerta para aqueles que se enquadram em uma ou mais situações, ou condições elencadas abaixo.

 

 Alterações hormonais durante a gravidez

 Menstruação e menopausa

 Ser do sexo feminino

 Predisposição genética

 

Fatores de risco que podemos influenciar

 

Ainda, como fatores de risco, existem aqueles que podemos mudar apenas alterando hábitos de vida. São eles:

 

Sedentarismo — Exercícios físicos estimulam o sistema circulatório como um todo e diminuem as chances de aparecerem varizes.

 

Imobilidade — Passar longos períodos de tempo em pé ou sentado na mesma posição prejudica a eficiência do organismo ao bombear o sangue de volta ao coração, sobrecarregando assim as veias.

 

Estar acima do peso — Nesses casos obesos possuem as chances de adquirir varizes aumentadas drasticamente. O problema é que a obesidade geralmente vem acompanhada do desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão alta, essas, com características que sobrecarregam o sistema circulatório. Além, a gordura acumulada pode pressionar as veias, atrapalhando assim a circulação sanguínea.

 

Tabagismo — O cigarro possui substâncias que deixam o sangue mais viscoso. Favorecendo assim o seu acúmulo nas veias das pernas.

 

É preciso entender que as varizes podem acometer qualquer pessoa, e mesmo que você já tenha feito a remoção de veias defeituosas, as varizes podem aparecer novamente em outras veias. Por isso é preciso estar permanentemente atento a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, afim de diminuir as chances de aparecerem varizes e também para melhorar a sua saúde como um todo.