Blog

Homens também podem ter varizes?

Homens também podem ter varizes?

Primeiramente, é preciso falar sobre o que são as varizes antes de esclarecer esse questionamento.

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas, predominantemente nos membros inferiores (coxas e pernas).

Elas podem surgir por diversos fatores, sendo por consequência de um enfraquecimento que ocorre nas paredes dos vasos sanguíneos e, também, mudanças que acontecem nos interiores das válvulas.

Mesmo que as varizes sejam mais conhecidas por aparecerem nas mulheres, elas também podem acometer os homens, aliás, 30% das pessoas do sexo masculino, em média, sofrem com esse problema.

A grande questão é que, diferente das mulheres, os homens costumam negligenciar as varizes, já que não acreditam que elas são um problema sério.

As varizes costumam aparecer em homens com idade avançada, em especial aqueles que têm ou tinham uma profissão que exigiam ficar em pé por muito tempo.

Quando não são tratadas corretamente, as varizes podem apresentar complicações, como a flebite e a trombose venosa profunda. 

Se as varizes apresentam um calibre mais grosso e há dificuldade para a circulação do sangue na região, deve ser avaliada a indicação de tratamento cirúrgico. 

Outra opção, para os pacientes que correm algum risco com a cirurgia, é a aplicação da injeção de espuma densa.

Para prevenir o problema, evitando ter que tratar posteriormente, algumas dicas são evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, assim como movimentar as pernas ou caminhar para estimular a circulação.

Pessoas que precisam passar muito tempo em pé por conta da profissão, as meias de compressão também são uma ótima forma de prevenção.

De toda forma, é imprescindível procurar um profissional qualificado para tratar as varizes. Apenas um cirurgião vascular ou um angiologista poderá diagnosticar corretamente e indicar o melhor tratamento.