Blog

Manchas após o tratamento de varizes? Como proceder?

Manchas após o tratamento de varizes? Como proceder?

Segundo o Centro Nacional de Informações Biotecnológicas — NCBI, as chances de aparecerem manchas após o tratamento de varizes por escleroterapia são de 30%, ou seja, cerca 1/3 dos pacientes apresentam esse sintoma.

Contudo, essas manchas tendem a desaparecer com o tempo, sem necessidade de tratamento adjacente. Normalmente 80% das marcas somem em um período que pode variar entre 6 meses e 2 anos.

 

Existem dois mecanismos responsáveis pelo aparecimento de manchas após o tratamento de varizes, a hiperpigmentação pós-operatória e o depósito dérmico de hemossiderina. Durante o tratamento do vasinho o pigmento do sangue coagulado que foi extravasado acaba sendo depositado na derme, se assemelhando ao mecanismo de pigmentação de uma tatuagem. Dessa forma aparece a cor escura na pele.

 

É preciso entender que mesmo que o angiologista realize o tratamento da forma mais correta possível, ainda assim as manchas podem aparecer. Diante deste fato, àqueles pacientes que ficaram com manchas após o tratamento e não quiserem esperar para que elas sumam naturalmente, existem algumas opções de tratamento.

 

Como é feito o tratamento das manchas?

 

O tratamento para manchas provenientes da hiperpigmentação pós-inflamatória, que é o caso das manchas provenientes do tratamento de varizes, tendem a melhorar o seu aspecto com o uso de ácidos dos tipos glicólico, hidroxílico e retinóico, além de cremes clareadores específicos, que devem ser de orientação médica.

 

A forma de utilização desses cremes e ácidos variam de pessoa para pessoa e, paralelo ao acompanhamento com o seu angiologista, é necessário fazer o acompanhamento com um dermatologista também. Afinal, ele é o profissional que saberá́ indicar qual o melhor produto a ser utilizado e também como aplicá-lo sobre a pele.

 

Além disso, para manchas que não respondem aos tratamentos com cremes e ácidos, é possível que o dermatologista recorra a procedimentos com laser e luz intensa pulsada. Diante disso, fica evidente que atuação conjunta de um angiologista com o dermatologista é a forma mais eficaz e segura de encontrar uma solução para o problema.

 

Já passou por cirurgia de varizes e ficou com manchas ou pretende realizar esse procedimento e está com dúvidas? Conte pra gente nos comentários suas experiências e possíveis dúvidas relacionadas ao assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.