Blog

Massagear as pernas auxilia na prevenção de problemas vasculares?

Massagear as pernas auxilia na prevenção de problemas vasculares?

Os problemas de circulação sanguínea são os principais causadores do inchaço, da sensação de pernas cansadas e das varizes e vasinhos, e é consenso entre os especialistas que exercitar os membros inferiores é essencial para aumentar o retorno venoso e prevenir complicações. Quando executadas da forma correta, as atividades atuam como uma bomba, que ajuda o sangue a traçar seu caminho até o coração, mas nem todas são recomendadas. Confira: 

Já falei por aqui sobre alguns cuidados fundamentais para uma boa saúde vascular, como proteger-se da exposição solar excessiva, manter uma dieta rica em antioxidantes, evitar as gorduras saturadas, praticar exercícios físicos regularmente e manter os exames em dia, consultando-se sempre com um Angiologista e Cirurgião Vascular. Afinal, se não tratadas a tempo, algumas desordens incômodas podem se tornar graves, reduzindo a qualidade de vida e levando até mesmo à morte. 

Mas, e a drenagem? 

O inchaço em específico é uma consequência comum de quadros de comprometimento vascular, e pode proporcionar muito desconforto. Ah, e sua localização pode determinar a causa do problema: se for no corpo como um todo, pode estar relacionado à má alimentação ou mau funcionamento dos rins. Mas, se for localizado, como nas pernas ou nos braços, pode ser uma consequência de dificuldades no sistema de circulação venosa ou linfático. 

E, especialmente quando há retenção de líquidos pelo organismo, a drenagem linfática se mostra muito eficiente ao estimular a diminuição do inchaço e a consequente redução das dores decorrentes de patologias como o linfedema, por exemplo. Já no que diz respeito a complicações vasculares, apesar de todas as vantagens do procedimento, este não é recomendado para pacientes com algum risco vascular, como trombose. Em caso de dúvidas, consulte o especialista!