Blog

Mito ou verdade: Usar cera quente e salto alto contribui para o aparecimento de varizes?

Mito ou verdade: Usar cera quente e salto alto contribui para o aparecimento de varizes?

Usar salto alto ou se depilar com o uso de cera quente é um hábito bastante comum entre as mulheres. E, por isso, muitas pacientes possuem preocupações e duvidas se estas praticas podem contribuir para o aparecimento de varizes. Pensando nisso, no post de hoje resolvi responder se está questão é mito ou verdade! Confira:

Em linhas gerais, não existem estudos que comprovem que a depilação com cera quente é capaz de provocar o aparecimento de varizes, o que, portanto, faz com que isso seja um mito. Contudo, o calor do produto pode sim agravar a situação de quem já possui o problema, afinal, segundo especialistas, não é recomendado se expor excessivamente ao sol, tomar banhos muito quentes ou ir em saunas.

Usar salto alto também não provoca varizes. Pelo menos se o uso for moderado, já que passar longos períodos diariamente com o calçado dificulta o bombeamento do sangue nos membros inferiores, facilitando o desenvolvimento do quadro. Por fim, a recomendação é alongar as pernas antes e depois do uso, além de fazer uma variação da altura dos saltos ao decorrer da semana. Ah, e em caso de dúvidas ou sintomas, procure um angiologista!