Blog

Novas tecnologias que auxiliam na manutenção da saúde

Novas tecnologias que auxiliam na manutenção da saúde

As tecnologias invadiram todos os nossos espaços de convivência e interação social. Podemos nos comunicar com diversas pessoas ao mesmo tempo, acessar em tempo real e a qualquer momento o que acontece no mundo todo.

 

Para pedir uma pizza não é mais necessário ligar para a pizzaria, para pedir um táxi não é necessário ligar ou acenar até um carro pare. Alguns exemplos entre tantas outras facilidades que o advento dos smartphones trouxeram para nossas vidas. Embora o abuso do uso dessa tecnologia possa trazer danos sociais importantes, como o afastamento das relações interpessoais, pode nos trazer diversos benefícios. Confira:

 

Dispositivos inteligentes e a saúde

 

Os smartphones, podem nos representar também um ambiente de promoção de saúde, pois, dá acesso, por exemplo, a aplicativos que orientam para boas práticas alimentares, exercícios físicos, leitura, cultura, yoga e muito mais, basta acessar as lojas virtuais que pode-se encontrar nesses dispositivos.

 

Baseado nas tecnologias presentes nos smartphones, recentemente, surgiram os smartwatchs, que são relógios que podem se comunicar em nuvem com os aparelhos smartphones e ir além, apresentando diversas funções que podem auxiliar os seus usuários na promoção da sua saúde, agindo como adjuvantes na efetivação e controle dos bons hábitos de vida de seus usuários.

 

Esses relógios interativos são capazes de receber notificações e alertas, fazer e receber ligações, conter aplicativos, usar GPS, enviar e receber mensagens, além de ter uma bateria bastante durável.

 

Assim como diversas tecnologias, os smartwatchs são capazes de melhorar os indicadores de saúde dos seus usuários. Veja a seguir algumas dicas de como um smartwatch pode favorecer a saúde:

 

1.            São capazes de medir os batimentos cardíacos. São ótimos para os exercícios cardiorrespiratórios tão populares nas academias;

2.            Podem contar os seus passos diários e medir as distâncias percorridas;

3.            São capazes de monitorar sua corrida, apresentando seu tempo, pace, velocidade média, máxima e mínima;

4.            Pode te lembrar sobre quando fazer as atividades físicas ou se alimentar;

5.            É capaz de informar as calorias perdidas durante o dia;

6.            Com o auxílio de aplicativos pode informar as calorias consumidas;

7.            Atualizará em tempo real todos os seus dados de saúde de acordo com seu planejamento diário de alimentações e atividades;

8.            Propõe exercícios físicos e dietas;

9.            É leve, pode te acompanhar nas caminhadas, corridas, camping, natação, academia, etc;

10.          Os mais modernos ainda são capazes de alertar para ataques cardíacos.

 

Assim como qualquer outra tecnologia, os smartwatchs não substituem pessoas, preze por esse tipo de relação. Não deixe de procurar Médicos, Nutricionistas, Personais Trainers ou outros profissionais que sejam necessários. Deixe seu comentário e vamos compartilhar um pouco sobre as melhorias que esses equipamentos trouxeram à nossa saúde.