Blog

O poder do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama

O poder do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama

No mês de outubro é estimulada a conscientização das mulheres a respeito da prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama. Esse é o câncer feminino que mais mata mulheres no nosso país.

 

A campanha chama Outubro Rosa e resultados de anos anteriores demonstram a sua necessidade e importância para a saúde de mulheres do mundo todo, uma vez que ela possui abrangência mundial.

 

O primeiro benefício apontado é a informação do público feminino a respeito das maneiras de prevenção, e principalmente, de autodetecção do câncer por meio do exame do toque. Apesar desse ser o câncer que mais mata mulheres, não é o mais grave. Isso porque se detectado no início, quando surgem os primeiros caroços, as chances de cura são de 95%. Dessa forma, fica evidente que o que falta é informação.

 

A informação é a principal ferramenta adotada pela campanha do Outubro Rosa. Durante o mês são distribuídos materiais informativos, ministradas palestras, capacitações, caminhadas e muito mais. Tudo para informar e alertar a respeito do câncer de mama.

 

Além disso, a campanha estimula que mulheres façam a mamografia pelo menos uma vez ao ano, essa, com capacidade de detectar canceres de mama antes mesmo de surgirem os primeiros caroços. Para se ter uma ideia, a média de exames desse tipo, realizados no mês de outubro, quando comparada com a média de outros meses é 40% mais alta.

 

Você mantém uma rotina que inclui o toque das mamas pelo menos uma vez ao mês e a realização da mamografia anualmente? Conte pra gente todas as suas dúvidas e experiências relacionadas ao assunto no campo de comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.