Blog

O que causa o rompimento das Varizes?

O que causa o rompimento das Varizes?

É preciso entender que quando uma veia varicosa se rompe (varicorragia), não significa que os riscos de complicações, como uma trombose, por exemplo, sejam aumentados, mas que suas varizes estão evoluídas e precisam ser tratadas.

As veias acometidas por varizes ficam inchadas e tortuosas e, quanto mais evoluídas, mais suas paredes vão se afinando. Dessa forma, o seu rompimento pode ser provocado facilmente por qualquer tipo de trauma sofrido na região que elas estão localizadas, como, por exemplo, ao bater a perna com força em algum móvel.

Além do mais, diversas pessoas relatam que passaram pela experiência do rompimento de uma veia varicosa durante o banho. Isso ocorre porque durante banhos quentes e demorados, os vasos acabam se dilatando mais ainda, estimulando, assim, o seu rompimento. Portanto, para aqueles que sofrem com varizes, a indicação além do tratamento é a não exposição à temperaturas elevadas.

No caso do rompimento de uma veia varicosa a primeira atitude é a de se deitar e manter as pernas elevadas. Também é preciso que se faça a compressão do local com a ajuda de pano ou atadura até que o rompimento seja coagulado, evitando assim uma grande perda de sangue, que em casos mais extremos, poderia até mesmo levar ao óbito do paciente.

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto? Conte para a gente nos comentários e vamos estimular esse debate tão importante para nossa saúde. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.