Blog

O que causam as varizes? Podemos evitá-las mesmo com predisposição genética?

O que causam as varizes? Podemos evitá-las mesmo com predisposição genética?

Varizes são caracterizadas como veias dilatadas e deformadas, de coloração azulada e que, na maioria das vezes, se formam nos membros inferiores (mais especificamente, nas pernas). Como principal fator imutável que contribui para o seu aparecimento, temos a predisposição genética. Porém, será que mesmo tendo um histórico familiar de varizes é possível evitá-las?

 

É sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje. Confira abaixo quais os fatores que contribuem para o aparecimento das varizes e também se a predisposição genética é definitiva para que as pessoas as desenvolvam:

 

O que causa as varizes?

 

As varizes podem ser causadas tanto por fatores imutáveis quanto mutáveis, aqueles que podemos influenciar. Dentre eles, podemos destacar:

 

Imutáveis — Predisposição genética, possuir idade avançada e ser do sexo feminino.

Mutáveis — Sedentarismo, ficar muito tempo na mesma posição (imobilidade), obesidade, tabagismo e o uso constante de saltos altos, dentre outros.

 

Podemos evitá-las mesmo com a predisposição genética?

 

Dando destaque à predisposição genética, um fator que infelizmente não podemos influenciar, é preciso entender que caso você tenha histórico familiar da doença, deve se preocupar ainda mais com esse problema.

 

Como citei, você não pode evitar, porém, você pode amenizar a ocorrência das varizes e até mesmo retardar o seu aparecimento. O que já é bastante coisa! Adotar hábitos de vida mais saudáveis, além de ajudar a retardar as varizes, ajuda sua saúde como um todo. Dentre os hábitos que podem ser mudados, podemos destacar aqueles citados na categoria mutáveis do tópico anterior.

 

O indicado, principalmente para aqueles que possuem predisposição, é mudar o estilo de vida permanentemente. E caso comecem a surgir as varizes, a atenção deve ser redobrada, e nesse caso, procurar orientação médica para o tratamento é uma indicação. Pois, devido à predisposição, a evolução das mesmas tende a ser mais acelerada e grave.

 

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto? Compartilhe conosco nos comentários que será um prazer contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.