O que é pé diabético?

Estimativas mostram que uma a cada quatro pessoas que sofrem com diabetes podem ter problemas relacionados aos pés durante a vida. O pé diabético, mais comumente, pode ter complicações como infecções e problemas circulatórios dos membros inferiores, podendo chegar em casos extremos a até mesmo a amputação do membro.

A polineuropatia diabética (PND) é uma complicação da diabetes que está atrelada ao aparecimento de úlceras nos pés desses pacientes. A PND afeta cerca de 50% dos diabéticos e tem como sintomas iniciais a perda progressiva da sensibilidade e em estágios mais avançados pode causar deformidades nos pés.

Dessa maneira a combinação da PND + deformidade + trauma formam a tríade determinante para o pé de diabético. Essa complicação é caracterizada pelo aparecimento de úlceras nos pés, que não saram e que podem se complicar devido ao aparecimento de infecções, principalmente quando o paciente já apresenta problemas de circulação.

Além como fatores de risco que podem facilitar o aparecimento do pé de diabético temos a doença arterial periférica, histórico familiar de úlceras, doença renal do diabético, retinopatia diabética dentre outros.

Por isso é importante que pacientes diabéticos procurem orientação médica e façam o devido controle da doença por meio de dieta alimentar e uso de medicamentos específicos. Dessa forma diminui-se drasticamente o desenvolvimento de doenças decorrentes dessa condição.

Já presenciou algum caso de pessoa que tenha desenvolvido o pé de diabético? Conte-nos suas experiências e/ou dúvidas nos comentários. Será uma satisfação contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.