O que é Tromboembolismo Venoso e quais suas complicações?

O termo Tromboembolismo Venoso (TEV) é utilizado para caracterizar a ocorrência de duas doenças, a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda. Sua ocorrência se dá, principalmente, em pacientes em situações de morbidade como pós-operados, por exemplo, e como consequência pode até mesmo levar a óbito.

Nesse artigo ajudaremos você a entender melhor o que é o Tromboembolismo Venoso e quais suas complicações. Acompanhe:

O que é?

Como explicado na introdução, o tromboembolismo venoso é o termo usado para designar duas doenças, que podem acometer o paciente combinadas ou não. A primeira, trombose venosa profunda (TVP), se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda, geralmente nas pernas. Quando esse coágulo se desprende, e é carregado pelo sangue até os pulmões, chamamos de embolia pulmonar (EP). Dessa forma, TVP e EP, caracterizam o Tromboembolismo Venoso.

O aparecimento da doença pode ser decorrente de condições variadas, congênitas ou adquiridas. Dentre os principais fatores de risco podemos destacar a idade, obesidade, tabagismo, varizes, passar por procedimentos cirúrgicos, câncer, gravidez, pós-parto e o uso de anticoncepcionais.

O diagnóstico do TEV deve ser feito por meio de exames, uma vez que os seus sintomas também são comuns à outras doenças. Dentre os principais exames utilizados para diagnosticar o tromboembolismo venoso, temos:

- Ultrassonografia com Doppler;

- Angiografia pulmonar com contraste;

- Cintilografia pulmonar;

- Venografia.

Complicações

O tromboembolismo venoso pode gerar diversas complicações ao paciente afetado. Como principais consequências do interrompimento do fluxo sanguíneo arterial pulmonar, estão dificuldades respiratórias e alterações das funções cardiovasculares. Nos casos onde o tamanho do trombo seja muito grande e acabe por bloquear totalmente a passagem de sangue para os pulmões pode ocorrer a morte súbita do paciente.

Tem dúvidas sobre o assunto ou sugestões para tornar o nosso artigo ainda mais completo? Deixe nos comentários, será ótimo contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.