O que é tromboflebite na perna? Quais suas implicações?

Apesar de ser um problema que pode ser resolvido, a tromboflebite, quando não tratada, pode trazer complicações sérias ao paciente. Por isso, é preciso ficar atento aos seus sinais e possíveis tratamentos.

Nesse artigo ajudaremos você a entender melhor o que é tromboflebite, mostrando também as principais causas, sintomas e opções de intervenção. Acompanhe:

O que é?

Tromboflebite é o termo médico para denominar a presença de um trombo e inflamação de uma veia, mais frequentemente localizada nas pernas. Essas inflamações geralmente vêm acompanhadas de dores e inchaços, podendo ser classificadas em dois tipos:

Tromboflebite superficial — Atinge as veias superficiais da perna e é a forma menos grave da condição. O tratamento geralmente é feito com o uso de anti-inflamatórios, compressas de água quente no local afetado e, em alguns casos, com o uso de anticoagulante.

Tromboflebite profunda — É caracterizada pela presença de trombo e inflamação de veias profundas, também é conhecida como trombose venosa profunda. Nesse tipo, os riscos são maiores, pois, o trombo formado na veia pode se deslocar até os pulmões, resultando em uma embolia pulmonar que pode ser fatal.

Causas

São diversas as causas que podem resultar em uma tromboflebite. Dentre as principais, podemos citar:

— Ficar acamado por muito tempo devido às condições médicas;

— Traumas ocasionados na porção inferior do corpo;

— Ocorrência de alguns tipos de câncer que aumente os coágulos sanguíneos como, câncer de pâncreas, próstata e estômago;

— Obesidade;

— Ficar na mesma posição por períodos prolongados de tempo como, em longas viagens ou na frente do computador;

— Uso de medicamentos à base de estrogênio;

— Apresentar distúrbios relacionados à coagulação sanguínea;

— Varizes.

Sintomas

Os sintomas da tromboflebite atingem o local onde a veia está inflamada e podem causar inchaço, vermelhidão, sensação de que a região afetada está mais quente, aparecimento de cordões vermelhos nas pernas e, quando houver presença de trombose profunda, observa-se dor nas panturrilhas e/ou coxas.

Tratamento

Apenas um médico especializado pode indicar o tratamento mais indicado para os diversos perfis de tromboflebites e pacientes, portanto, o mais indicado e aconselhável é procurar um angiologista/cirurgião vascular e tratar o problema. Os principais tratamentos são:

— Aplicação de compressas de calor úmido no local;

— Utilização de medicamentos anti-inflamatórios;

— Elevação das pernas em períodos de repouso;

— Utilização de meias de compressão;

— Uso de medicamentos anticoagulantes;

— Tratamento cirúrgico em casos mais avançados.

Desconfia que esteja com tromboflebite? Que tal compartilhar conosco outras dúvidas a respeito do assunto? Será um prazer poder solucioná-las e contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.