O que é Trombose Venosa Profunda?

A trombose venosa profunda é uma doença que pode ser potencialmente grave e se caracteriza pela formação de trombos (coágulos) na parte interna de veias profundas. Esses coágulos podem ser localizados em veias nas pernas, panturrilhas e algumas vezes nas coxas. É rara a formação de trombos na parte superior do corpo, contudo, pode acontecer.

Esses coágulos são perigosos pelo fato de eles poderem se desprender das veias e serem levados pela corrente sanguínea, por exemplo, ao pulmão, o que pode causar uma embolia pulmonar que pode, em alguns casos, levar ao óbito do paciente.

E até mesmo nos casos em que esse coágulo não se desprenda é possível, a longo prazo, que ele cause doenças como a da insuficiência venosa crônica que é consequência da destruição de válvulas em veias responsáveis por levar o sangue de volta ao coração.

Causas

A TVP é causada principalmente pela imobilidade do corpo por períodos prolongados, podendo ser causada, por exemplo, em viagens longas onde o passageiro fica sentado na mesma posição por muito tempo sem se movimentar, tanto que essa doença é popularmente conhecida como “Síndrome da Classe Econômica”. Pacientes que precisam ficar acamados também correm o risco de desenvolver a doença.

Sintomas e diagnóstico

Apesar de não apresentar sintoma algum em alguns casos, a TVP pode vir acompanhada de:

— Dores, vermelhidão e calor nas partes inferiores do corpo, localizando-se principalmente nas panturrilhas.

— Enrijecimento da musculatura onde o trombo se instalou.

O diagnóstico para constatação da doença deve ser feito por um médico e por meio de exames de laboratório e também de imagem como o ecodoppler colorido. E lembre-se, quanto antes for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de reversão do quadro assim como as de se evitar sequelas.

Tratamento

O tratamento da trombose venosa profunda foca na prevenção do aparecimento dos trombos utilizando, por exemplo, meias de compressão em situações onde o paciente ofereça riscos de desenvolver a doença. Caso os coágulos já estejam instalados o médico poderá indicar o uso de medicamentos como anticoagulantes e fibrinolíticos para ajudar a eliminar os trombos.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e os ajude a entender melhor e a evitar a TVP. Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários, a sua opinião importa.