Blog

O que fazer quando as varizes da perna sangram?

O que fazer quando as varizes da perna sangram?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular — SBACV, as varizes atingem 35,5% da população brasileira. Muito além de um problema estético, as varizes podem causar dores, inchaços, coceiras e até mesmo motivar quadros clínicos mais sérios, como úlceras de perna, por exemplo.

Dentre as complicações das varizes, sangramentos devem ser observados com atenção. E é sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje, como proceder se houver sangramento das varizes? Acompanhe:

O que fazer?

O rompimento com sangramento de uma veia varicosa é algo muito sério, e que se não tratado adequadamente, pode até mesmo levar a morte.

Um exemplo é o caso do padeiro mineiro José Walter Nogueira que, após passar mal na rua e ter uma veia varicosa rompida, tentou chegar ao hospital por conta própria, e sem realizar os primeiros socorros. Infelizmente ele não chegou ao hospital a tempo e veio a óbito devido à grande quantidade de sangue perdido.

Para não incorrer no mesmo erro diante dessa situação de emergência, confira abaixo os passos de como proceder caso haja o rompimento das varizes:

1 - Deite-se imediatamente e mantenha as pernas elevadas. Isso diminuirá a pressão do sangue nos membros inferiores.

2 - Faça a compressão da ferida com uma toalha limpa e exercendo pressão moderada. Permaneça nessa posição até que o sangramento estanque.

3 - Por fim, lave a área com água e sabão e mantenha a ferida com um curativo compressivo.

Passado esse primeiro momento de susto é hora de procurar orientação médica especializada, afinal, se suas varizes estão rompendo é porque estão bastante dilatadas e sensíveis. Portanto, procure um médico para o diagnóstico e indicação do tratamento mais assertivo para o seu caso.

Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários e vamos debater sobre esse assunto tão importante para nossa saúde. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.