O uso de anticoagulantes orais para o tratamento da Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença que pode acarretar problemas graves de saúde. Ela é caracterizada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas, localizadas principalmente nas pernas. No caso de desprendimento desse coágulo ele pode deslocar-se até o pulmão e causar uma embolia pulmonar, podendo ser fatal.

Existem maneiras de prevenir a TVP, e para pessoas com baixo risco de desenvolver a doença, a principal orientação é evitar a imobilidade. Por isso, é sempre recomendável que nos casos de viagens longas e cirurgias que exijam repouso absoluto, por exemplo, que a pessoa encontre maneiras de levantar e alongar as pernas a cada duas horas, além de flexionar e estender os tornozelos sempre que possível.

Como alternativa a pessoa também pode fazer uso de meias de compressão. Essas meias comprimem a panturrilha e ajudam a prevenir a formação de coágulos. O seu uso é indicado principalmente para pessoas que possuem maior risco de desenvolver a TVP e também para os casos de cirurgias onde o paciente fique impossibilitado de se mover.

Por fim, como principal forma de tratamento e prevenção da TVP em pacientes com risco elevado, existe a possibilidade de administração de medicamentos anticoagulantes. Esse tipo de medicamento possui a função de afinar o sangue com o intuito de prevenir a formação de coágulos, prevenindo também a embolia pulmonar.

Os medicamentos anticoagulantes orais para prevenção e tratamento da TVP são relativamente novos. Dentre os mais utilizados podemos citar a rivaroxabana, apixabana e a dabigatrana. Esses comprimidos são eficazes no tratamento de coágulos no sangue, porém o acompanhamento médico é imprescindível.

Já teve problemas relacionados a coagulação sanguínea? Deixe suas experiências nos comentários e vamos ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.