Blog

O uso de anticoncepcionais contribui para o aparecimento de varizes?

O uso de anticoncepcionais contribui para o aparecimento de varizes?

Uma das perguntas que mais ouço no consultório sobre os mitos e verdades relacionados às varizes diz respeito à pílula anticoncepcional, e se ela realmente pode provocar o problema. E, em linhas gerais, os anticoncepcionais podem sim interferir nas estruturas envolvidas na circulação e no fluxo de sangue, principalmente os que contêm uma maior concentração de estrogênio e progesterona. 
 
Cada um destes hormônios provoca um efeito diferentes nas estruturas do sistema vascular, e, enquanto o estrogênio altera as paredes das veias, a progesterona aumenta a dilatação das mesmas e o fluxo de sangue que passa por elas. Deste modo, os vasos precisam trabalhar sob um regime de pressão acima do normal, o que pode resultar no aparecimento de varizes. 
 
A grande maioria dos especialistas considera que os hormônios sintetizados nos anticoncepcionais usados para inibir a ovulação podem causar varizes, especialmente em mulheres que já possuem predisposição genética. Isso não quer dizer necessariamente que o uso do medicamento contraceptivo deve ser interrompido, contudo, há casos onde o médico poderá recomendar a escolha de outros métodos de prevenção.
 
Uma vez que a progesterona interfere menos no sistema vascular que o estrogênio, uma recomendação às mulheres que possuem varizes ou vasinhos, ou estão mais propensas a tê-los, é buscar anticoncepcionais preferencialmente compostos por progesterona, além de realizar visitas regulares ao médico angiologista. Por fim, vale lembrar que a pílula anticoncepcional é um medicamento, e este não deve ser utilizado sem prescrição médica e acompanhamento ginecológico!