Blog

Panturrilha - O nosso segundo coração

Panturrilha - O nosso segundo coração

As panturrilhas possuem uma importante função na nossa circulação sanguínea, pois elas são as responsáveis por ajudar o sangue que já circulou pelo nosso corpo, conhecido como sangue venoso, a retornar ao coração.

Isso é importante porque o caminho de volta do sangue para o coração não é simples como o que ele faz quando sai do coração para o resto do corpo.

O sangue que precisa retornar dos pés e das pernas tem muito mais dificuldade, já que ele necessita agir contra a gravidade.

Apenas para se ter uma ideia, esse sangue precisa fazer o caminho de baixo para cima (dos membros inferiores para o coração), subindo uma distância de 1,2 metros, em média.

Para que esse caminho seja feito com sucesso, é necessário que o sangue venoso tenha um impulso para que possa voltar ao coração e, dessa forma, completar o ciclo da circulação.

E esse impulso é, justamente, papel das panturrilhas!

A contração da musculatura das panturrilhas faz com que as veias das pernas sejam comprimidas, ocasionando um aumento da pressão nas cavidades desses vasos, o que ajuda a impulsionar o sangue.

As veias e as valvas que ficam nas panturrilhas estão entre as que são essenciais para impulsionar o sangue venoso para cima e de volta até o coração.

Isso tudo mostra, também, o porquê de fazer atividades físicas como a caminhada ajudam a melhorar a circulação sanguínea.