Blog

Quais os benefícios das meias de compressão para a saúde vascular?

Quais os benefícios das meias de compressão para a saúde vascular?

Você com certeza já ouviu falar das meias de compressão, peças pensadas especificamente para auxiliar na circulação do sangue nas pernas. Se usadas corretamente, podem prevenir uma série de doenças, como a trombose venosa. No geral, são indicadas para pacientes com problemas de circulação e ao contrário do que muita gente pensa, não servem para evitar as varizes, mas sim atuar sobre as complicações decorrentes destas. 
 
As varizes surgem quando as paredes das veias estão fracas ou danificadas, o que faz com que elas se dilatem e tornem-se tortuosas. O problema acomete em sua maioria mulheres, em especial após a puberdade, uma vez que a produção de hormônios femininos é um agravante para o desenvolvimento. Muito além de uma questão estética, prejudicam a circulação das pernas e levam à formação de coágulos, que por sua vez, podem evoluir para patologias mais graves. 
 
Pacientes obesas, fumantes ou que façam o uso da pílula anticoncepcional correm mais riscos de desenvolver varizes e nestes casos, é fundamental consultar um especialista, uma vez que o medicamento é um dos agravantes da trombose. Antes de começar a tomá-la, a mulher precisa realizar um exame de sangue para identificar se há ou não predisposição ao problema (a chamada trombofilia). 
 
A trombose caracteriza-se pela formação de coágulos no sangue, os quais entram na circulação e podem bloquear a passagem do sangue em outras partes do corpo. Uma consequência comum da patologia é a embolia pulmonar, que pode levar à morte. Por este motivo, preveni-la é essencial, e as meias compressoras são um dos métodos mais recomendados, uma vez que massageiam os músculos e os vasos sanguíneos das pernas e facilitam o retorno do sangue para o coração. Lembre-se: em caso de dúvidas, consulte um angiologista!