Blog

Quais os principais exames de aferição da saúde vascular?

Quais os principais exames de aferição da saúde vascular?

A Angiologia e Cirurgia vascular é a especialidade médica para o tratamento de doenças das artérias (má circulação), veias (varizes e tromboses) e vasos linfáticos (erisipela e linfedemas), e o médico especialista é responsável por realizar a avaliação, o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico de diversas patologias relacionadas ao sistema vascular circulatório.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento de métodos de diagnóstico não invasivos tem permitido que o tratamento das doenças vasculares seja cada vez mais preciso. Tanto as artérias quanto as veias devem ser avaliadas, e os exames de imagem permitem analisar a qualidade dos vasos e do fluxo sanguíneo, identificando possíveis alterações ou patologias. Pensando nisso, no post de hoje falei sobre alguns dos principais exames de aferição da saúde vascular. Confira:

Ultrassom / Duplex Vascular: O equipamento de Ultrassom / Duplex Vascular é utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças vasculares, em especial as varizes, uma vez que realiza o mapeamento das veias varicosas visíveis e também das que não podem ser percebidas a olho nu. Aliado a avaliação clínica, o duplex vascular é um exame não invasivo que possibilita uma análise mais precisa dos vasos sanguíneos, sendo possível utilizá-lo até mesmo em gestantes. Além disso, o diagnóstico precoce possibilita a indicação de um tratamento mais adequado, o que evita possíveis complicações decorrentes da doença.

Fotopletismografia: O exame é indicado para a avaliação de casos com refluxo venoso, e complementa a ultrassonografia na avaliação da saúde das pernas. A fotopletismografia mede e proporciona o registro das modificações de volume de uma parte do corpo, órgão ou membro decorrentes de fenômenos circulatórios, e, com o auxílio de um computador, a técnica utiliza a emissão de raios infravermelhos para indicar anormalidades no volume de sangue das veias.

Flebografia: A flebografia é uma radiografia que permite avaliar a anatomia da veia. Durante o exame, um contraste é injetado em uma pequena veia da parte superior do pé ou da mão, e, através do raio-x, é possível detectar este contraste e visualizar as veias. Este exame é comumente realizado apenas em caráter ambulatorial, quando é necessário a avaliação de estruturas venosas.

Arteriografia: Para os membros inferiores o exame de arteriografia consiste na inserção de um cateter na região da virilha para o alcance da artéria femoral, e este libera um material contrastado que permite a visualização de artérias dos membros inferiores. A análise se faz necessária quando há a presença de sintomas de doença vascular nas pernas ou pés, e permite a identificação de áreas de oclusões arteriais, estenose e aneurismas.