Blog

Sentir peso, formigamento e queimação nos pés e pernas é normal?

Sentir peso, formigamento e queimação nos pés e pernas é normal?

Muitas pessoas sofrem com a sensação de peso, cansaço, queimação e formigamento nos pés e nas pernas, mas não sabem exatamente o que pode ser, por isso, tratam esses sintomas como normais, uma vez que são corriqueiros para quem os sentem, porém, todas essas queixas significam que algo pode estar errado com sua circulação sanguínea. Para saber mais, acompanhe:

 

Os sintomas descritos acima não são considerados normais, uma vez que os sintomas podem estar relacionados tanto às doenças venosas quanto as arteriais.

 

No que diz respeito às sensações de mal-estar nas pernas, podemos afirmar que esses sintomas podem ser indicativos de insuficiência venosa crônica (IVC), uma doença do sistema venoso que se caracteriza pelo mau funcionamento de válvulas responsáveis por impedir que o sangue retorne para os pés, uma vez que seu destino é o coração.

 

Dessa maneira, ocorrendo o refluxo do sangue para os pés, tornando a troca sanguínea deficiente e levando ao acúmulo de sangue nas pernas. Como sintomas dessa deficiência, a pessoa afetada pode sentir dores, cansaço, queimação nas pernas dentre outros sintomas provenientes dessa doença.

 

Contudo, é preciso ficar atento porque apesar desses sintomas serem indicativos de IVC, eles podem ocorrer devido a outros fatores, como diabetes, mudanças hormonais, uso inadequado de sapatos ou a ocorrência de uma síndrome chamada eritromelalgia, por exemplo.

 

Além dos sintomas descritos acima, como identificar problemas de má circulação nas pernas?

 

• Pele fria, seca ou escamosa;

• Coceira nas pernas;

• Manchas vermelhas nas pernas;

• Presença de varizes;

• Pés e tornozelos inchados;

• Cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação;

• Cãibras nas pernas;

• Sensação de formigamento ou dormência;

• Ausência de pelos nas pernas;

• Rachaduras nos calcanhares.

 

O que devo fazer ao observar esses sintomas?

 

Ao apresentar esse tipo de sintoma, o mais recomendável é procurar orientação médica especializada. Nesses casos, os especialistas mais indicados são o cirurgião vascular e o angiologista. Eles saberão diagnosticar com mais assertividade a origem da queimação ao caminhar e os tipos de intervenções que são melhores recomendadas.

 

Deixe suas experiências e/ou dúvidas sobre o assunto nos comentários e não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, dessa forma, você estará contribuindo para que outras pessoas com esses sintomas busquem ajuda especializada.