Blog

Tratamento de Varizes: Cirurgia com Endolaser x Radiofrequência

Tratamento de Varizes: Cirurgia com Endolaser x Radiofrequência

As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e deformadas, de coloração azulada e que não funcionam adequadamente e como sintomas comuns, o afetado pode sentir dores e apresentar inchaços na perna.

 

Existem diversos tipos de tratamentos para varizes e, dentre eles, vamos destacar a cirurgia por endolaser e a por radiofrequência. Entenda as diferenças:

 

Cirurgia com endolaser

 

Esse método de tratamento das varizes é um dos menos invasivos e é indicado, principalmente, para o tratamento de dilatações venosas localizadas nas veias safena e nas perfurantes. O laser funciona liberando energia por meio da luz emitida por ele, ocasionando a oclusão da veia.

 

A cirurgia é realizada por meio de uma pequena incisão na pele, onde é inserida uma fibra óptica no interior da veia. Dessa forma, a fibra conduz uma série de impulsos elétricos ao longo de toda a veia, fazendo com que ela se feche. Para o tratamento não é necessário internação e o paciente precisará apenas de anestesia local.

 

Cirurgia por radiofrequência

 

Assim como o endolaser, a cirurgia por radiofrequência também é classificada como pouco invasiva. No tratamento, o médico irá utilizar um aparelho que emite a energia da radiofrequência, fazendo com as paredes das veias se aqueçam e resulte no encolhimento das fibras de colágeno dessa estrutura.

 

Após realizado o tratamento, a veia pode acabar fibrosando por completo, tornando-se indetectável ao exame ecográfico.

 

Já passou por algum tratamento de varizes ou pretende passar? Conte para a gente no campo de comentários suas expectativas e experiências relacionadas ao assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.