Blog

Tratamento de Varizes: Cirurgia tradicional x Tratamento a laser

Tratamento de Varizes: Cirurgia tradicional x Tratamento a laser

Hoje faremos um comparativo entre a cirurgia tradicional e o tratamento a laser com fim de promover a remoção de varizes. Para te ajudar a entender melhor como essas duas opções de tratamento funcionam, para comparação, explicaremos o que é cada uma delas, abordando os prós e contras envolvidos. Acompanhe:

Cirurgia tradicional para tratar varizes

Primeiro, devemos destacar que o Brasil é reconhecido internacionalmente e avançado nesse método de remoção de varizes. O procedimento consiste na remoção mecânica das varizes por meio de uma incisão que é feita na base das veias acometidas. A técnica é indicada, principalmente, para veias de maior calibre.

Prós — O risco de complicação do procedimento, quando realizado por um médico experiente, é realmente mínimo. Além disso, o resultado estético final fica realmente muito bom.

Contras — Além do procedimento exigir a aplicação de anestesia, o pós-cirúrgico obriga o paciente a permanecer em repouso por alguns dias.

Ainda há o risco de o procedimento estimular o surgimento de uma Trombose Venosa Profunda, causar reações alérgicas e gerar hematomas no pós-operatório.

Tratamento a laser para varizes

O tratamento com a utilização do laser é o mais indicado para pequenas varizes e vasinhos, principalmente àqueles localizados na região da face.

No procedimento o médico irá utilizar um aparelho de laser para estimular o aquecimento das veias e/ou dos vasos acometidos, culminando na sua oclusão e desaparecimento.

Prós — O tratamento é menos invasivo que a cirurgia e o tempo de recuperação é, consideravelmente, mais curto. Além disso, o procedimento é rápido e dura, em média, de 20 a 30 minutos para tratar regiões pequenas.

Contras — O tratamento a laser é mais oneroso que outras técnicas, como a escleroterapia com espuma, por exemplo.

Essa opção não é recomendada para tratar veias varicosas grandes, nem para tratamento em peles bronzeadas e/ou negras porque o tratamento a Laser pode provocar lesões ao tecido cutâneo.

Possui varizes e está considerando fazer algum tipo de tratamento para solucionar esse problema?

Conte pra gente nos comentários os seus anseios e medos relacionados ao tema. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, assim, você ajuda outras pessoas a encontrarem o tratamento ideal.