Blog

Varizes na gravidez: quando é indicado iniciar o tratamento?

Varizes na gravidez: quando é indicado iniciar o tratamento?

As varizes podem estar presentes em pessoas de qualquer sexo e em qualquer parte do corpo, apesar de serem mais comuns nas pernas.

Há diversos motivos pelos quais as varizes podem surgir, como aumento do peso e alterações hormonais, além também da gravidez.

A gravidez é um dos fatores de risco para o surgimento das varizes, o que faz com que as gestantes venham a sofrer com os sintomas como problemas como inchaço, sensação de peso e dores.

Sendo assim, surgem perguntas comuns: como fazer para minimizar os efeitos das varizes na gravidez e até quanto tempo após a gestação/parto as mulheres podem tratar esse problema?

Começando pela primeira dúvida, no caso do período gestacional a forma de minimizar os efeitos negativos das varizes é evitar o ganho excessivo de peso.

Assim, é importante manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios, até quando for seguro realiza-los.

Isso impede que o peso em excesso venha a ocasionar sobrecarga sobre as pernas, o que causa inchaços sobre elas.

No caso das varizes no pós-parto, elas tendem a regredir, naturalmente, em 3 ou 4 meses após o parto ter sido realizado.

Se após esse período as veias não sumirem, recomendam-se alguns tipos de tratamentos que podem ajudar a minimizá-las, como exercitar-se diariamente, usar meias com compressão e até realizar drenagem linfática.

Caso essas opções não sejam viáveis ou não proporcionem bons resultados, é possível buscar por um cirurgião vascular ou angiologista para que ele possa indicar a aplicação de substâncias, como a glicose, ou realizar cirurgias, se necessário.

Portanto, sempre peça a opinião de um especialista, evitando assim colocar sua saúde e sua vida em risco!

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários. Será um prazer lhe ajudar!