Blog

Varizes x Gravidez: Saiba mais

Varizes x Gravidez: Saiba mais

Muito comuns entre as mulheres, principalmente as grávidas, as varizes são veias dilatadas que causam dores, inchaços e incômodos. Segundo pesquisas, uma em cada três gestantes sofrem com o problema, que, na maioria dos casos, surge devido a fatores como a disfunção hormonal, o aumento de peso e o volume do útero, desaparecendo após o nascimento do bebê. Saiba mais sobre a relação entre o surgimento de varizes e a gravidez no post de hoje! 
 
Algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto são o porquê, como evitar e se é perigoso sofrer com o problema durante a gestação. Acontece que a soma das alterações hormonais com o aumento do abdômen da mulher faz com que a pressão sobre os vasos da pelve seja maior, o que provoca a dilatação na região e também nas pernas. Além disso, o ganho de peso e a produção de progesterona fazem com que as veias se dilatem mais facilmente, criando novas varizes ou aumentando as já existentes. 
 
Para evitar o problema, a principal dica é seguir uma rotina alimentar mais saudável e fazer exercícios regularmente, de modo a evitar o ganho de peso em excesso e facilitar a circulação de sangue nas pernas, bem como realizar consultas periódicas com o médico responsável pelo acompanhamento, e, se necessário, fazer uso de meias elásticas próprias para a prevenção de varizes. Outra recomendação é a drenagem linfática manual, que a ajuda a reduzir o inchaço e melhora o fluxo sanguíneo. 
 
Já o tratamento de varizes decorrentes da gravidez é recomendado apenas após o puerpério, uma vez que muitas costumam desaparecer por volta de três a seis meses após o parto, devido a estabilidade hormonal e à volta do peso normal da mulher. Em todo caso, é sempre bom manter as consultas com o especialista em dia. 
 
Por fim, muitas futuras mamães se perguntam se é perigoso ter varizes durante a gestação, e, normalmente, não há grandes riscos envolvendo o problema durante o período. Comumente, a região fica inchada, pode coçar e até doer. Entretanto, caso observe vermelhidão, sensibilidade em excesso, dor, inchaço repentino, febre, taquicardia ou falta de ar de início abrupto, procure o especialista o quanto antes para uma avaliação. Na dúvida, é essencial investigar os sintomas!