Blog

Você Sabia? Deficiência de colágeno contribui para a formação de varizes

Você Sabia? Deficiência de colágeno contribui para a formação de varizes

Por mais que a genética seja considerada um dos principais fatores de risco para o surgimento de varizes, há ainda outros aspectos que contribuem para o desenvolvimento do problema, como a deficiência de colágeno. E é sobre isso que falarei no post de hoje! Confira:

Uma proteína produzida naturalmente pelo organismo e que corresponde a um quarto de todas as proteínas que possuímos, o colágeno é um tecido conectivo que adiciona suporte estrutural ao corpo, e pode ser encontrado em tendões, juntas e ligamentos, bem como nos ossos, sangue e olhos. 

Além do quesito estrutural, outra função primordial desta proteína é a manutenção da elasticidade, força e resistência dos vasos sanguíneos e da pele. Contudo, quando a quantidade de colágeno diminui e se deteriora, o organismo passa a sentir as consequências, como a formação de rugas e o desenvolvimento de veias varicosas.

Por este motivo, é essencial seguir uma rotina de cuidados para a manutenção da saúde vascular, através de medidas preventivas que reduzem os riscos de desenvolvimento de varizes ou mesmo auxiliam no tratamento das mesmas. Vale lembrar que a consulta com um Angiologista é fundamental, e que mudanças na rotina alimentar também se fazem necessárias para o fortalecimento do colágeno.

Esta proteína é formada por nutrientes essenciais comuns, como a vitamina C e a vitamina E. A vitamina C, encontrada principalmente em frutas e vegetais (como acerola, goiaba, kiwi, pimentão, brócolis e laranja), ajuda a criar fibras de colágeno fortes e flexíveis, prevenindo a formação de vasinhos e auxiliando na formação de válvulas venosas mais fortes, o que reduz os riscos de dilatação das veias. Já a vitamina E (presente em óleos vegetais, sementes e castanhas), é essencial para a saúde circulatória e previne que as paredes das veias fiquem rígidas e fracas.