Blog

Qual a relação entre Covid-19 e Trombose?

Qual a relação entre Covid-19 e Trombose?

A trombose acomete cerca de um terço dos pacientes com covid-19 internados em UTI. Apesar disso, existem formas de prevenção e tratamento, caso ela seja descoberta precocemente.
 
Primeiramente, você sabe o que é a trombose? Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.
 
QUAL A RELAÇÃO ENTRE TROMBOSE E COVID-19?
 
A covid-19 aumenta o risco de ter trombose porque promove anormalidades na coagulação. E isso facilita a formação de coágulos por meio de um mecanismo ainda não totalmente conhecido.
 
Estudos indicam que a profilaxia farmacológica da trombose com anticoagulante é indicada aos pacientes hospitalizados com covid-19, salvo contraindicações. Além disso, pessoas que já utilizam os anticoagulantes não devem suspender a medicação, caso sejam infectados pela covid-19.
 
Então, agora que você sabe melhor sobre a relação entre a covid-19 e trombose, fique atento aos sinais de trombose em caso de coronavírus. Caso apresente sintomas, não deixe de procurar por assistência médica! Quanto mais precoce o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.
 
Além disso, não se esqueça de colocar em prática as medidas preventivas não farmacológicas de trombose, que são importantes tanto para pessoas com covid-19 quanto para a população no geral.
 
Fonte: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/151-trombose-e-covid
 
*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19